08 de agosto de 2017, eu fiz uma postagem aqui no blog falando do inicio de uma jornada chamada - ser consumista consciente. (leia aqui). E exatamente quase um ano após esse texto, participei de uma roda de conversa que abordava o seguinte tema: Vida Slow. nesta roda tivemos convidadas falando um pouco sobre o slow marketing, slow beauty, slow pharmacy e slow fashion, tive a felicidade de compartilhar sobre esse caminho que comecei, sobre o consumo consciente e princialmente sobre o consumo da moda, essa roda foi proporcionada pela RolêFeira, ( Feira artesanal e empreendedora itinerante de Araraquara) na qual também sou uma das organizadoras.
Ainda estou no processo, mas poder já inspirar outras pessoas que estão iniciando essa era, traz um bum grande no meu coração, perceber o caminho que estou construindo e ver o quanto aquele texto de uma no atrás trouxe mudanças na minha vida, ver que o processo tem avançado , hoje eu já né identifico com sou NÂO/QUASE não sou mais CONSUMISTA.
E é a partir daí que nasci para o mundo do SLOW de verdade, quando o excesso já não fazia mais sentido para mim e a necessidade de ser conhecer melhor o que você eu estava consumindo falou mais alto, mas eu só tive esse click maior quando o projeto (brechozin) Amor Retrô já estava gatinhando. Sempre gostei de garimpar roupas usadas, mas o objetivo inicial era achar coisas exclusivas e estilosa, mas quando transformei isso em negócio entrei num novo mundo, o mundo (re)usar (re)amar. Foi ai que me comecei a me aprofundar no SlowFashion (ainda estou
Falando ao pé da letra e resumidamente SLOWFASHION.
O movimento Slow Fashion propõe um sentindo alternativo na moda e no consumo dessa moda, procurando impactar de forma positiva a sociedade e o meio.
Com a globalização dos anos 90 e a tecnologia através da internet, hoje nós temos muito acesso a muita coisa, principalmente para consumo e compras a todo momento, nunca foi tão fácil adquirir coisas e cada vez mais acessíveis e baratas, com a china e o Japão logo ali então (leia-se aliexpress rs)
O que acontece é que a sociedade de modo geral nós leva a consumir mais e mais rápido todo dia, todo dia tem um GOOGLE diferente (te mostrando coisas que talvez você poseria gostar), e ai ao SlowFashion começa a ir na contramão mas ao mesmo tempo para futuro. Retraindo esse consumo, mas sem deixar de consumir, na verdade a tendência é consumir! MAAAS conscientemente!
E como impactar positivamente? O slowfashion prega que é possível consumir e usufruir da moda mais limpa e afetiva, como por exemplo incentivar itens produzidos localmente e artesanalmente , itens recicláveis, com visões e processos sustentáveis, bem como peças de qualidade e que tem resistência para se usar por um longo tempo, artigos com procedência limpa , livre de trabalho escravo, através de condições justas de trabalho e até mesmo programas comunitários e sócias que beneficiam famílias e comunidades.
(exceto o pijama de aniversário que você ganha da tia todo ano ok?)
Mas não é só o presente da tia que não escolhemos mais, além dos presentes, também não escolhemos mais o que consumimos atentamente, consumimos inconscientemente, já ouviu falar de que nunca se deve ir no mercado com fome? É isso que "fazemos" de modo geral, compramos itens por desejos frescos na cabeça, por beleza, por tentação, pro impulso. Queria propor, por exemplo, que na sua próxima compra de algum item JEANS fizesse três perguntas:
- Vou usar até quando?
- Para que eu quero esse jeans?
- Consigo achar essa mesma peça (ou parecida) de segunda mão?
Porque o jeans? Eu adoro sempre usar o jeans como exemplo, O jeans é a peça mais versátil e atemporal que existe, além de que tem uma durabilidade enorme, e para acabar com uma peça de material jeans, tem que usar muito e mesmo assim é tipo de tecido que é mais fabricado e consumido no mercado, o jeans é 100% de algodão (geralmente, quando não é cem porcento, grande parte dos materiais usado é o algodão) e o algodão é a fibra que mais tem impacto negativo ambientalmente nas indústrias têxtil, para produzir uma calça jeans é necessário 11 MIL LITROS DE ÁGUA.
Esse consumo de água vai desde para o plantio do algodão até as mil lavagens e utilidades da água durante processo de tingimento do jeans, você já parou para pensar quantos mil litros de água foram necessários para se ter as peças que você tem no seu guarda roupa?
CALMA MIGXS , não é para entrar em paranoia (por que dá neh). Mas é só para dimensionar o quanto consumimos inconscientemente.

Durante a roda de conversa, uma amiga comentou que ela não comia mais carne achando que estava reduzindo o consumo de água, e ai tuuudo foi para os jeans que ela possui. (kkkk, o baque pode vir por onde você menos espera néh #realLife )
E ai que entra o universo dos brechós como uma das alternativas para praticar o SlowFashion, como eu sempre digo a moda é um eterno revival, gostamos de moda, de tendencias de ter peças que estão "na moda", mas todas as tendencias e modelagens são recriadas, a moda a vai e volta, então porque sempre comprar coisas novas?
Há estudos que dizem que *COMPRAR UMA ROUPA USADA ESTENDE SUA VIDA ÚTIL EM MAIS DE 2 ANOS. como diz a Jonna do blog Um Ano sem Zara "- Numa sociedade em que uma peça é usada em média 5 vezes antes de ser jogada fora, estender a vida útil dessa peça em mais de dois anos é MUITA coisa."
*Dados segundo Resale Report 2018, um relatório anual que faz uma grande avaliação o mercado de compra e venda de produtos de segunda-mão.
Mas Grazi, eu devo só consumir roupas usadas? NÃO!
Estimular o consumo de roupas usadas é uma alternativa que está em expansão e muito eficaz, mas não ´e tudo que você precisa ou quer está em brechós, consumir coisas novas é valido, desde que consuma e compre consciente da necessidade da compra, na origem, se irá realmente usar, como usar, valorizar mão de obra e mercados locais também ;)
Praticar a mudança de habito e de consumo, escolha de verdade o que quer consumir.
Quem nunca? "Você não precisa parar de consumir, mas sim para de se comportar só como consumidor" - Grazielle Matos (eu mesma) kkk
Quem tá junto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.
Beijão e fique sempre a vontade !